Em fim chega o final da obra e a fase de instalação de acabamentos: colocação de revestimentos, pintura, esquadrias, mas vem vem os mármores e granitos, importantíssimos na decoração de uma ambiente, além de versáteis e existirem em diversos tons. Mas aí bate aquela dúvida: qual a diferença entre eles mesmo? Os dois materiais são rochas naturais, mas existe uma diferença muito grande entre eles. Fique atendo a dica e acerte na hora da escolha e da compra:
o mármore é menos resistente e mais poroso, por mancha em contato com água e outros líquidos. Deve ser utilizado em ambientes internos pois desgastam com a ação do tempo. São indicados para soleiras, peitoris, aparadores e áreas de fluxo leve de pessoas.
As soleiras em mármore são muito utilizadas como acabamento de janelas e na interrupção entre pisos.
Soleira como acabamento de final de piso.
O granito é indicado tanto para áreas internas quanto externas, é mais resistente por ser menos poroso, ideal para bancadas de cozinhas, áreas de serviços e banheiros.
E como ter certeza se uma peça é mármore ou granito?
Fácil! Pegue uma pequena amostra e arranhe com um objeto de metal pontiagudo como uma faca por exemplo, se arranhar é mármore, se não é granito.
Agora fica mais fácil decidir! Boa obra!
Texto: Arquiteta Danielle Ataliba
Dicas maravilhosas.
ResponderExcluir